Centro de Estudos em Economia e Meio Ambiente

Projeto “Indicadores de preço do pescado”
FURG – Universidade Federal de Rio Grande
Centro de Estudos em Economia e Meio Ambiente – CEEMA
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Laboratório de Recursos Pesqueiros Pelágicos – LRPP

Coordenadores

Patrízia Abdallah – economista
Paulo Lessa Pinto - economista
Denis Hellebrandt – oceanógrafo

Colaborador

Blanca Lila Gamarra Morel
– economista

Alunos pesquisadores

Pauline Mespaque
- estudante de economia
Verônica Sarmento – estudante de economia

Dada a importância da atividade pesqueira no município do Rio Grande, este projeto tem por objetivo informar à comunidade os preços do pescado na cidade, dando condições para que se conheça o funcionamento desse mercado, visto que não existe um índice de preços para os produtos pesqueiros. Nesse intuito, foi feita uma parceria entre pesquisadores do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC) e do Instituto de Oceanografia da FURG.

As coletas estão sendo feitas quinzenalmente pelos pesquisadores, abrangendo peixarias, supermercados e bancas do Mercado Público. Na etapa atual do projeto, as áreas do município pesquisadas são: Bairro Cidade Nova, Centro, Barra e Cassino. A intenção é divulgar os resultados assim que eles forem apurados, por meio de rádios, jornais e informativos, além deste site.

Nos links abaixo estão as informações por ano das principais espécies comercializadas, classificadas por tipo. São apresentados os menores e os maiores preços verificados a cada mês.

Mercado Público

Peixarias